terça-feira, 15 de julho de 2014

REFORMA PROTESTANTE: Orgulho acadêmico ou engodo teológico ?



PENSO QUE A QUESTÃO TEOLÓGICA É MAIS ANTIGA E COM RAÍZES PREOCUPANTES.

POR EXEMPLO:
A VIRGEM DE ROMA FUNDADA POR PAULO, AO SER CORROMPIDA POR CONSTANTINO, 
INICIOU SEU PROCESSO DE SEDUÇÃO PELOS DITOS
 "PAIS DA IGREJA"
ATÉ ATINGIR SUA MATURIDADE DE GRANDE PROSTITUTA CATÓLICA.

A REFORMA PROTESTANTE 
TÃO PROPAGADA PELA TEOLOGIA ACADÊMICA, 
É UM EQUÍVOCO E NADA TEM HAVER CONOSCO, 
A NÃO SER PELO FATO DE MARTINHO LUTERO TENTAR REFORMAR A REFERIDA PROSTITUTA, SEM CONTUDO OBTER  ÊXITO ALGUM.

NÃO OBSTANTE, PELA CONQUISTA DA IGREJA LUTERANA, 
TAMBÉM TIVEMOS CONDIÇÕES DE RESISTIR PARALELAMENTE AS IMPOSIÇÕES DA IGREJA DOMINANTE. 

CONTUDO, A NOSSA ORIGEM NÃO É DE UMA PRETENSA 
REFORMA DA PROSTITUTA ROMANA, 
PORQUANTO SOMOS ORIUNDOS DA IGREJA PRIMITIVA 
DOUTRINADA PELOS APÓSTOLOS,
 SENDO O AP. PAULO 
O DISCIPULADOR DA IGREJA GENTÍLICA E POR CONSEGUINTE, O
 PRINCIPAL SISTEMATIZADOR DO NOVO TESTAMENTO.

CONCLUO MINHA OPINIÃO AFIRMANDO QUE, 
NÃO PRECISAMOS DE FILOSOFIAS DE
 "PAIS DA IGREJA", 
NEM DE "REFORMADORES DE PROSTITUTA", 
 MUITO MENOS DE UMA NOVA REFORMA
 POR TEÓLOGOS DITOS RENOMADOS; 
MAS SIM, 
DE NOS ARREPENDERMOS URGENTEMENTE 
PARA VOLTARMOS A SIMPLICIDADE 
DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO 
E AS 
PRÁTICAS DO PRIMEIRO AMOR.


Paz seja com todos,
JC de Araújo Jorge

19 comentários:

  1. TExto Muito bom!!! Esse eu concordo 100%!

    ResponderExcluir
  2. Muy interesante la entrada.
    Buena semana.
    Paz y Bien!

    ResponderExcluir
  3. Caro Discípulo de Cristo,

    A paz amado!

    Estou contigo nesta questão. Basta de reformadores "especiais" e teólogos sociais.

    O Evangelho da Simplicidade carece de pregadores com simplicidade, coerentes com as Escrituras e revestidos pelo poder do Santo dos santos.

    O Senhor seja contigo,

    O menor

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Eliel, não sei se este é realmente o seu nome, pois no seu pseudo espaço nada consta a seu respeito, não obstante as suas palavras ambíguas: ora com falsa piedade, ora maliciosa e um tanto venenosa.
      Uma outra observação, que parece-me contraditória, é o fato de se querer impor suas idéias de forma eloquente, contudo, omite o que verdadeiramente importa em um comentário, que é o perfil de quem quer expressar uma opinião, que no seu caso, fica claro a falta de informação da sua real identidade em um perfil claramente deficitário para quem se propõe a fazer refutação. Portanto, falta-lhe autoridade, no sentido de descredenciar suas vãs palavras em meu blog, pelos motivos já mencionados acima.

      Discípulo de Cristo,
      J.C.de Araújo Jorge

      Excluir
  5. Graçe e Paz ormão.
    Vim conheçer seo blog que me foi sugerido pela irmã Lucy,do Fruto do Espirito .seo blog e muito interessante e ja estou seguindo,Deus o abençoe .

    http://deniseefiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog e pelas suas mensagens são muito edificantes, coloquei o seu banner no meu blog como melhores da semana, caso queira fazer parcerias é só colocar o meu banner no seu blog e me avisa!

    Blog: http://bibliaf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A paz vim retribuir uma visita e já li três postagem eu achei os temas abordados interessante e com certeza estarei aqui a cada nova postagem.
    http://livreacessoebd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Gostei muito do seu blog e da mensagem também. Desejo um belo dia.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que a libertação do jugo de Babilônia começou com a tradução da bíblia e seu acesso à popolação comum. Isso aconteceu no século XV. Creio também que precisamos demais de uma reforma para libertar a Igreja de Cristo do Deus Dinheiro. Estamos na geração Laudicéia e, como recomenda Cristo, devemos comprar Dele ouro, vestes brancas e colírio. Não seria isto uma reforma?
    Para mais, acesse: www.filhodoreino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Paz!! Parabéns pelo edificante espaço.Que Deus continue o abençoando grandemente!!

    ResponderExcluir
  11. Olá irmão e discípulo, que coragem a sua de postar esse conteúdo tão ousado. Sei que muitos dos que se denominam reformados; devem estar furiosos, mas fazer o que?
    Quem fala a verdade não merece castigo!
    Pelo contrário, o mesmo será recompensado por Deus.
    Eu concordo com tudo o que o irmão postou e assino embaixo.

    Fique na paz,
    Sua irmã em Cristo.
    Carolina Sodré

    ResponderExcluir
  12. A paz amado Discípulo,

    Quero ressaltar que este post tem em sua essência a simplicidade do Evangelho de Cristo, pois os que ingressam na carreira da teologia, certamente ficam com sequelas do orgulho acadêmico. Hoje, vemos doutores, Phd's em teologia, quando a Palavra se discerne espiritualmente, não necessitando de conceitos de homens falhos, cito os "pais da Igreja" e outros...

    Precisamos voltar realmente ao primeiro AMOR e ter o espírito em plena comunhão com o verdadeiro professor por excelência:
    O ESPÍRITO SANTO!!!

    Parabéns pelo precioso artigo...

    Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.
    Daniel 12. 3

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  13. É de se admirar a prepotência expressa no texto, reduzindo a história da igreja ao período apostólico. Vale salientar que a doutrinas basilares do cristianismo foram formuladas e definidas ao longo da história, e desmerecer a devoção e a piedade de homens e mulheres no período posterior dos apóstolos é insensatez. Toda teologia deve está em sintonia com a Palavra de Deus, que é autoridade absoluta. Quando vem com o máxima: Teologia é um mal e que devemos desconsiderar toda teologia produzida, estaremos sujeitos a interpretar a Bíblia ao bel-prazer. Direi que Teologia ao menos é um mal necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mikael Mota,

      A questão é simples, basta constatar onde localiza-se a verdadeira prepotência, o que não se encontra no texto publicado. Realmente, é de grande prepotência os pseudos "pais" da igreja tomarem para si um legado que não lhes pertencem, mas unicamente aos genuínos discípulos apostólico; mais precisamente ao Apóstolo Paulo, discipulador dos gentios e principal sistematizador do Novo Testamento.

      Ao longo da história pós apostólica, pode-se ser considerado o período das trevas da igreja, quando homens soberbo de vãs filosofias e demonstrando falsa piedade, instituíram um império religioso pela força do Estado, impedindo que a luz do Evangelho de Cristo se manifestasse. E isso é mais que insensatez, pois é a malignidade contra a Verdade.

      A máxima é que as Escrituras é a Palavra de Deus e só é discernida pelo Espírito Santo e não, ao bel-prazer da teologia acadêmica, muitas vezes insensata e quando não, herética.

      Paz Seja Contigo,
      JC de Araújo Jorge

      Excluir
  14. Prezado JC de Araújo Jorge,

    Não farei nenhuma réplica, pois sei que isso apenas gerará contenda. Mas que possamos viver um cristianismo superlativo.

    ResponderExcluir
  15. O que historicamente sucedeu não é reconhecido como verdadeira história: A REFORMA PROTESTANTE JAMAIS ACONTECEU. A REFORMA PROTESTANTE NÃO PASSA DE UM MITO HISTÓRICO. Martinho Lutero NADA REFORMOU, não indo além de frases curtas, contraditórias e em sua maioria antibíblicas, chamadas de “teses”. Quando muito, Lutero foi somente um tímido dissidente do romanismo. A propósito, o próprio João Calvino nem mesmo reconhece a só existência de Lutero como Lutero, muito menos como “REFORMADOR”, pois que Calvino afirmara que NÃO HAVIA COMO FAZER REFORMA, DADO O ALTO GRAU DE DEGENERAÇÃO DO CATOLICISMO ROMANO. Aliás, Calvino não cita o nome de Lutero nem uma única vez em seu livro "Institutas". Por outro lado, os escritos de Lutero, em vários de seus livros, atestam GRAVEMENTE contra ele próprio. Quando não se detém em PURAS HERESIAS, ele se limita a citar versículos bíblicos para cujo entendimento basta a alfabetização. Por exemplo, Lutero faz referência e enfatiza que “A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA”, como se estivesse realizando um “altíssimo” exercício exegético, considerando que esse axioma está EXPLICITAMENTE ESCRITO NA BÍBLIA: “Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus”. Haveria necessidade de “doutorado” ou “mestrado” ou de “REFORMA” para que a literalidade da Bíblia passasse a ser levada a sério, principalmente em versículos como esse e como aquele de João 3:16? Ademais, e inaceitavelmente, pessoas em todo o mundo FAZEM QUESTÃO DE ESCONDER OU DE DEIXAR OCULTA a face anti-semita de Martinho Lutero, o qual confessou em livro sua aversão aos judeus, inclusive fazendo uso de linguagem chula, de baixo calão e até mesmo recorrendo a blasfêmias. Ressalvo o respeito e sentimento cristão que nutro por Lutero como meu semelhante, como imagem e semelhança de Deus; não, como suposto Reformador; tampouco, como Teólogo.

    ResponderExcluir

As refutações serão devidamente respondidas!
Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Conteúdos Ofensivos;
- Comentários Anônimos;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...