sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O FIM DE MAIS UMA POLÊMICA: Batismo por imersão ou aspersão?


O BATISMO DE JESUS NO RIO JORDÃO


João Batista, o último profeta do velho testamento, anunciava a vinda do Messias prometido e exortava a que todos endireitassem suas veredas para que pudessem receber o batismo de arrependimento em preparação a vinda do cordeiro de Deus.
Ao realizar batismos no rio Jordão, reconheceu na pessoa de Jesus o Messias prometido, porém João hesitou em batizá-lo, posto que Ele não tinha pecado para que necessitasse de arrependimento. Entretanto, Jesus insistiu no seu batismo para que se cumprisse toda a justiça, pois João não tinha a revelação completa da nossa redenção em Cristo.

Nesse sentido, entendo que o batismo de Jesus foi uma antecipação ao arrependimento dos nossos pecados que estariam sobre Ele; pois, Ele se fez pecado por nós, morrendo a nossa morte. 

Da mesma forma que Ele, o Senhor Jesus, antecipou-se ao Dia do Juízo, levando na cruz todos os pecados da humanidade decaída em Adão, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.Em minha opinião, o batismo que João realizou na pessoa de Jesus, não serve como exemplo de batismo nas Igrejas neotestamentárias; nem tampouco sugere que alguma denominação tradicional use o sobrenome de João, como forma de criar uma correlação, total ou parcial, entre o batismo de arrependimento na velha aliança e o  batismo na nova aliança, realizado em o Nome de Jesus. 
        

O MAIS PRÓXIMO QUE PODEMOS CHEGAR AO BATISMO DE ARREPENDIMENTO:

Quando alguém ouve a pregação do Evangelho e entende que é um pecador original que precisa decidir-se pelo novo nascimento, recebendo Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e não o faz, é porque a pessoa em questão não quer negar-se a si mesmo para batizar-se na ordem de Jesus: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; nem tampouco deseja viver em novidade de vida para receber o batismo com Espírito Santo e posteriormente o batismo com fogo, para pregar a Cristo destemidamente, fazendo uso dos dons espirituais para testemunhar o poder do Evangelho de Cristo. No caso em que a pessoa somente se arrependeu e não decidiu receber o Senhorio de Cristo em sua vida; é possível entender que ocorreu somente o batismo de arrependimento, tal qual o batismo que João realizava na preparação à vinda do Messias, como o cordeiro Santo que tira o pecado do mundo.

Com relação a declaração de Jesus, ao afirmar ser necessário batizar-se para cumprir toda justiça, entendo que Ele estava validando o ministério de João com o Seu próprio batismo; pois Ele (Jesus), encontrava-se no período da Lei do Velho Testamento. Não acredito que o batismo em questão, que segundo Jesus tinha como propósito cumprir toda justiça, fosse um mero ritual ou que servisse de exemplo para Sua Igreja que seria inaugurada (Pentecostes) após Sua morte. Visto que, os cristãos da Igreja Primitiva que foram batizados por João, tiveram que ser novamente batizados no batismo de Jesus.



EIS A QUESTÃO !



Como Jesus poderia arrepender-Se através do batismo de João, se Ele não tinha pecado ?



Com isso, só posso compreender que Ele estava representando naquele batismo de arrependimento, os nossos pecados de forma antecipada, pois no dia da crucificação os referidos pecados estariam sobre Ele na Cruz do Calvário.



E finalmente chego a seguinte conclusão:

Aquele que se arrepende, mas não se decide pelo batismo nas águas: 
Em Nome do Pai , e do Filho e do Espírito Santo, 
o máximo que pode ter ocorrido com essa pessoa é, 
ter participado do batismo de João (arrependimento), o qual nos dias atuais
corresponde ao gesto de levantar de mãos, 
sem contudo comprometer-se com o novo nascimento.


          O  QUE SIGNIFICA  O  BATISMO DE JESUS

Após o convencimento do Espírito Santo: do pecado, da justiça e do juízo pela pregação do Evangelho ao novo convertido, se o mesmo ao ser convencido arrepender-se, ocorreu neste momento o novo nascimento, ou seja, este foi limpo pela água, que é a Palavra de Deus (Boas Novas) no espírito humano.
Sendo assim, houve o batismo do Espírito Santo, pois a Luz do Mundo iluminou o coração daquele que estava morto em seus delitos e pecados e que creu para viver em novidade de vida.
Quanto ao posterior revestimento de poder, através do batismo de fogo, com a evidência de falar em línguas uma única vez, no ato de receber o batismo do próprio Senhor Jesus (fogo), não significa necessariamente a continuidade de exercer o dom de falar em línguas; entretanto, ao recebermos o referido batismo (fogo), devemos buscar os melhores dons, conforme recomendação do Espírito Santo por intermédio do Apóstolo Paulo.
    
    BATISMO POR  IMERSÃO OU ASPERSÃO ?
O fim de uma polêmica

Quanto a questão  do "verdadeiro" batismo, se por imersão ou aspersão, seus defensores não estão de todo errados em suas preferências, pois trata-se de uma simbologia daquilo que já teria ocorrido no coração  do novo convertido; porquanto,  o batismo por imersão ou aspersão, não tem poder em si mesmo para salvação. Contudo, pode-se entender o batismo nas águas, como o
primeiro testemunho público daquele que nasceu de novo e que não se envergonha diante dos homens de ter recebido a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. Entretanto, se o participante deste ritual (batismo), ainda não  experimentou o novo nascimento, ele apenas ingressou como mero religioso em uma igreja local, e isso totalmente desprovido contexto espiritual do que representa pertencer ao Corpo de Cristo. 

Podemos tomar como exemplo a necessidade do novo nascimento na vida de Nicodemos; sabendo-se que ele era  príncipe em Israel e conhecedor de toda Lei, sem contudo ter  nascido de novo, ou seja, a religiosidade não tem poder em si mesmo para produzir salvação da Alma humana. Contudo, é Dádiva do nosso Deus a Graça do Novo Nascimento pela ÁGUA (entendimento do Evangelho de Cristo ) e pelo ESPÍRITO (O Espírito Santo vivendo em nosso espírito humano e nos guiando pelo Caminho da porta estreita, a toda Verdade que conduz a Vida).

Diferentemente de Nicodemos, o ladrão da cruz recebeu o Batismo pelo novo nascimento,  através da Palavra  e do Espírito Santo, reconhecendo Jesus como Senhor e Salvador. Porquanto, batizar-se no Corpo de Cristo não significa somente pertencer a uma congregação, mas ser dirigido pelo Espírito Santo em obediência as Boas Novas do Evangelho de Cristo, carregando a Sua cruz e negando a sua natureza carnal para cumprir os mandamentos mais importantes deixado pelo Senhor Jesus, que é: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Portanto, quando o Evangelho afirma: 

"Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" 
Marcos  16. 16
Refere-se ao novo nascimento e não ao batismo nas águas.


Paz seja com todos!

22 comentários:

  1. Querido Discípulo.

    Achei muito interessante o que acabei de ler.
    O batismo que João realizava para arrependimento, o batismo com o Espírito Santo em quem nasceu de novo para ingressar no Corpo de Cristo e o batismo com fogo para revestimento de poder com dons espirituais.

    A sua explicação sobre o batismo no Corpo de Cristo, trouxe Luz ao meu coração. Como é bom saber que tens se aprofundado em conhecer os mistérios de Deus através da revelação da Palavra.
    Me alegro em ser sua irmã!

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  2. Perdoe li só o começo.

    "porém João hesitou em batizá-lo, posto que, Ele não tinha pecado para que recebesse o batismo de arrependimento. Entretanto, Jesus insistiu no seu batismo para que se cumprisse toda a justiça, pois João não tinha a revelação completa da nossa redenção em Cristo".

    João não se achava digno por ser Jesus o filho de Deus e Jesus disse que era necessario para que se cumprisse as escrituras.

    Vemos atualmente briga para saber que é o maior e ali vemos a humildade de João e de Jesus, ( Um dizia ser menor que o outro...o amor e a humildade...somente convertido é assim)


    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Pronto, li tudo...rs.

    Bom creio que está bem explicadinho só não entende quem não quer.

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Ah sim, mais uma coisinha: se o batismo fosse por aspersão porque o rio e não o templo? O batismo por aspersão poderia ser feito no templo, ou não havia água no templo? E a palavra salvo significa tambem as libertações diárias que Jesus nos concede por sua misericórdia, não apenas a salvação final da vida para a vida.

    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. ACLIM disse:

      O ladrão da cruz encontrou a salvação no último minuto de sua vida. Não havia tempo para mais nada a não ser crêr e morrer.
      Para os cristãos que aceitam a Cristo e vivem a palavra de Deus em suas vidas é diferente.

      Batismo por imerSão, creio. Somos livres para crêr, ou não?

      Abçs

      Excluir
    3. Irmão Aclim, Paz Seja Contigo.

      Conforme passagem bíblica, o ladrão da cruz foi batizado no seu espírito(nasceu de novo) quando foi limpo pela água(Evangelho) e confessou o senhorio de Cristo em sua vida; portanto, não existe exceção na forma de salvação entre o ladrão da cruz e todos que vierem receber a Cristo como Senhor e Salvador.

      Na questão do batismo de Jesus em água, foi para cumprir mais um ritual da antiga aliança, assim como Ele cumpriu a exigência da nossa condenação eterna em Seu próprio corpo. Entretanto, a condenação da Lei continua em vigência para os não convertidos, a saber no Dia do Juízo Final.

      Particularmente, para confessar o Senhor Jesus diante dos homens, eu prefiro a simbologia do batismo por imersão, pois o ritual lembra sepultamento da velha criatura que já ocorreu no encontro pessoal com Cristo. Os que preferem testemunhar com a simbologia da aspersão, devem ter suas particularidades, que a mim não cabe julgar, pois ambos são apenas símbolos representativos do que já ocorreu no espírito humano, ou seja, o novo nascimento.

      J.C.de Araújo Jorge
      Discípulo de Cristo

      Excluir
  5. Sim, mas devemos andar como Jesus andou, ele deixou o exemplo. E o batismo nas águas deve ser feito como cristo fez, nas águas do rio. Creio.

    Mas se alguém quizer se banhar em um copo d'agua, que seja.

    Mas é muito interesssante conversar com o irmão, não é parcial.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPONDENDO AO IRMÃO ACLIM:

      Publiquei seu comentário anterior como anônimo por acreditar que necessitarias de mais informação sobre o tema: "Batismo por imersão ou aspersão são somentes símbolos (testemunho)".

      No Evangelho de João capítulo 3 versículo 5, Jesus respondeu a Nicodemos:
      "Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da Água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus".
      Ou seja, Jesus afirma categorigamente que ninguém poderá ser salvo se não nascer da Água (Evangelho da Graça), e do Espírito Santo em seu coração (espírito humano). Portanto, Jesus não estava referindo-se as águas batismais (símbolo) que não tem poder para a salvação; pois se assim fosse, o ladrão da cruz não seria salvo. Posto que, o Senhor Jesus não tem duas palavras, nem cria jurisprudência pra salvação, a qual só se recebe após CRER no Evangelho e permitir que o Espírito Santo
      faça morada no coração (espírito do homem). E se possível for, que se confesse Jesus Cristo publicamente nas águas batismais.
      Sabendo-se que, o mais importante, após o verdadeiro encontro com Cristo, é andar em novidade de vida e buscar o Batismo com Fogo (revestimento de poder), com capacitação de dons espirituais para pregar o Evangelho de Cristo destemidamente.

      O batismo de arrependimento de Jesus no rio Jordão, significou o cumprimento da justiça da antiga aliança em nosso favor, pois nEle seria postos os nossos pecados, e é desses pecados assumidos na cruz do Calvário que Ele estava arrependendo-Se antecipadamente, ou seja, cumpria-se neste ritual a exigência de toda a justiça, culminando com a maldição da Lei (crucificação) que nos estava proposto e que Ele tomara sobre Si.

      Por exemplo: Quando Jesus circuncidou-se ao oitavo dia, não foi exemplo para nós; pois nos nossos dias, a circunsição realiza-se no coração daquele que crê.

      Outro exemplo: Quando Jesus andou sobre as águas, não foi para nosso exemplo; pois quem quiser caminhar em alto mar, morrerá afogado.

      Portanto, nós não temos estrutura espiritual para seguir o exemplo do Mestre, mas devemos sim, guardar e cumprir os seus mandamentos.

      "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos".
      João 8. 31


      Paz Seja Contigo.

      Excluir
  6. A Paz do Senhor estimado Pr. J.C.Jorge!!

    Excelente explanação que traz luz sobre este tema acerca do qual muita polêmica tem sido criada. Porém suas palavras foram muito esclarecedores, sem extremismos e muito conciliadoras. Parabéns!
    Obrigado por sua visita e comentário deixado em meu blog. São palavras de incentivo como as suas que fazem a nossa estrada nessa jornada de divulgar a verdade da Palavra de Deus. Deus o abençoe sempre!!
    Aceite um abraço deste seu amigo e irmão em Cristo...
    João Q. Cavalheiro

    ResponderExcluir
  7. Olá Pr. Jorge, primeiro quero agradecer pelas palavras no blog Marquecomx. E dizer que é muito gratificante e prazeroso visitar seu blog.
    Parabéns pelo espaço e tempo dedicado a explicar a palavra de Deus; saiba que muitos visitantes por mais que não deixem algum comentário, a palavra de Deus nos textos deste blog edifica e salva vidas.
    Continue sendo e formando novos discípulos de Cristo!
    E já sabe, Marquecomx ou simplesmente clique!

    ResponderExcluir
  8. Apostolo de Jesus cristo5 de julho de 2012 às 19:23

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Apóstolo de Jesus Cristo24 de setembro de 2012 às 16:39

    Olá! Amados irmãos em Cristo Jesus,

    Os saúdo com a paz. Nós ja temos essa revelação, vocês estão certíssimos, mas eu quero passar uma outra revelação um tanto polêmica.
    Não sei se já sabem mas a cerca do significado da Ceia do Senhor, pois por se tratar do memorial do sacrifício vicário de Cristo, a mesma não redime pecados como alguns pensam, mas traze-nos a lembrança do seu sofrimento por nós ao morrer na cruz do Calvário a 2.000 mil anos atrás.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  10. Recebi seu convite e vim... Considerei excelente seu blog, a estrutura do perfil e o zelo ao postar assuntos polêmicos. Muito bom seu trabalho. Fica na Paz do Senhor.
    http://eternidadesobrenatural.blogspot.com.br/
    Josiane Carvalho.

    ResponderExcluir
  11. Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
    Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
    Vim também para desejar-vos um feliz Natal e que o ano novo seja cheio de grandes vitórias em Cristo Jesus.
    Fique na paz de Jesus.
    António Batalha.

    ResponderExcluir
  12. ____________.♥.
    ____________.♥♫♥.____________.♥. *
    ____________.♥♫♥♫.______-.♥♫♥. *
    ____________.♥♫♥♫♥._-.♥♫♥♫. *
    _____________.♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥. *
    ______-.♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥. *
    _.♥♫♥♫♥♫♥♥♫♥♫♥♫♥♥♫♥♫♥. * . *
    ______-.♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥. * . * . * ..
    ___________.♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥. * . * . * ..
    ____________.♥♫♥♫♥._-.♫♥♫♥. * . *. * . * ..
    ____________.♫♥♫♥.______-.♥♫♥. * .* ..
    ____________.♥♫♥.____________.♥. * . *.
    _____________.♥* Feliz ano abencoado, fique com Deus e Jesus!

    ResponderExcluir
  13. “É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre.” Paz, Luz e Sucesso em 2013.
    Um grande abraço e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  14. Amado Discípulo de Cristo, vim lhe desejar um:

    ⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫
    ..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
    ☻/ღ˚ •。* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* 。 ღ˛° 。
    /▌*˛˚ღ •˚ Feliz Ano Novo!˚ ✰✰˚* ˚ ★
    / \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰。˚ ˚ღ。* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★

    Que o Espírito Santo continue a coroar de êxito a sua vida em todas as áreas. Usando-o como instrumento poderoso para a glória de Deus Pai.

    Te amo em Cristo Jesus!

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo blog! Passei por aqui e sai edificada. Peço que venha conhecer o meu blog também, é evangélico. :)

    http://elaecrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. obrigada pela visita
    que Deus continue abençoando seu cantinho
    lindo dia bjs

    ResponderExcluir
  17. Quanto ao Batismo devemos entender os contextos! Por isso a cristandade faz muita confusão com o Batismo. O Batismo de João refere-se ao evangelho do Reino. o Batismo em Nome de Jesus Refere-se ao Evangelho da Graça. o Batismo com o Espirito Santo refere-se a Criação do Corpo de Cristo (Igreja) e o Batismo com Fogo refere-se ao Juízo eterno para os Condenados! Para maiores esclarecimentos com respaldo bíblico contextualizado. brunnofarias1990@hotmail.com
    Esse Blog tem divulgado muitas verdades e aberto os olhos espirituais de muitos! Algumas questões ainda estão um pouco míopes como Predestinação, Livre Arbítrio e algumas outras! Mas o Espírito Santo vai trabalhando assim mesmo e dou Glória a Deus pela vida do Amado! Fique na Paz

    ResponderExcluir

As refutações serão devidamente respondidas!
Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Conteúdos Ofensivos;
- Comentários Anônimos;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...