sexta-feira, 2 de maio de 2014

PREDESTINAÇÃO OU LIVRE ARBÍTRIO? Eis a questão!



 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que
 deu o seu Filho unigênito, para que todo o que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3. 16


ALGUÉM DESCREVEU UMA ANALOGIA BASTANTE DIDÁTICA QUANTO A QUESTÃO DA "PREDESTINAÇÃO", A QUAL PASSAREI  A  COMPARTILHAR  COM TODOS OS LEITORES DESTE BLOG;  NO ENTANTO, NÃO GOSTARIA  QUE A MESMA REPRESENTASSE ALGUM TIPO DE OFENSA AOS ADEPTOS DO CALVINISMO RADICAL OU MESMO MODERADO.

No tocante a eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. Deus escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. Cristo é o Capitão e Piloto desse navio, todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em Cristo. Enquanto permanecem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. 

Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para quem nele permanece.
Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante Jesus Cristo. Não gostaria de me ater a discussões teológicas, somente tentar passar meu parecer de uma forma simples, mas nem por isso simplista.

1. Em minha opinião os anjos tiveram livre arbítrio, a partir do primeiro corruptor (lúcifer), o que por inferência é possível afirmar que: O "querubim ungido" quis corromper a todos os anjos, porém somente um terço quis segui-lo em sua proposta de fazer um governo semelhante e independente do Altíssimo.

2.  No jardim do Éden, a mulher foi seduzida pela serpente, a qual preferiu obedecê-la a ser fiel ao próprio Deus. O homem (Adão), por estar apaixonado por Eva, não esperou o entardecer para ver o julgamento que se daria contra a sua mulher, preferiu usar seu livre arbítrio e fazer-se cúmplice da mesma desobediência.

3. Fora do jardim, os dois filhos do casal tinham vontade própria, pois Abel ofertava ao Senhor com todo amor do seu coração, por isso dava o melhor. Caim, por sua vez, ofertava por obrigação e sem amor, ao ponto de sentir inveja do irmão que teve sua oferta agradável aos olhos de Deus. Por isso planejou matá-lo, tendo o livre arbítrio  para não fazê-lo, segundo relato do próprio Deus.

4. Esaú, mesmo tendo a força da carne para ser o primeiro dos gêmeos e consequentemente o primogênito das promessas, não valorizava com suas atitudes tal privilégio ao ponto de trocá-las por um prato de lentilhas; por isso foi rejeitado pelo Senhor.

5. O povo judeu, a partir de Abraão, foi separado para ser nação eleita a levar ao restante do mundo a adoração a um único Deus, assim como o ensinamento do Velho Testamento para moralização dos povos pagãos. Entretanto, a nação supostamente eleita, foi rejeitada não só por ter fracassado em sua missão, mas principalmente por ter rejeitado o próprio Cristo.

6. Até para aqueles que morreram em desobediência antes da vinda do Salvador, a saber os que morreram na época de Noé, tiveram de forma única a evangelização ou anunciação do Cristo, quando Ele levou cativo o cativeiro. 


PALAVRAS DO AUTOR 

Deixo bem claro o meu posicionamento em favor do Livre Arbítrio; no entanto, não sou arminiano e muito menos calvinista, apenas me esforço para ser bíblico, principalmente neotestamentário, no sentido de seguir os ensinamentos de Cristo e de seus apóstolos sob a Luz do Espírito Santo, com o propósito de perseverar na fé; e por fim, receber a Coroa da Vida!


PAZ SEJA COM TODOS!
JC de Araújo Jorge

12 comentários:

  1. Caro Discípulo de Cristo,

    A paz amado!

    Segue uma das minhas matérias sobre este assunto que para muitos não é visto como uma HERESIA de Calvino:

    "Existe uma explanação no YOUTUBE.COM sobre a Predestinação.

    Existe o perigo de acreditarem nesta EXPLANAÇÃO contida no YOUTUBE.COM:

    http://youtu.be/fjzPXqZF8xo
    Não acredito nesta EXPLANAÇÃO.

    Verifique com ATENÇÃO o DITO!

    Se acreditasse me calaria de vez e não faria esforço algum para ser salvo. Seria sim, como um dos jogadores de uma mesa de Totó - conhecem uma mesa de totó? Seria como se fôssemos apenas para divertimento entre os deuses. Estes, mesmo assim, elaborados ou imaginados pelas mentes e pelas mãos dos homens.

    Não sou um boneco confeccionado para simples divertimento de Deus, e sim, com a oportunidade em reconhecer O CAMINHO, A VERDADE e A VIDA: JESUS CRISTO - O Filho Unigênito do Pai.

    Creio sim, na PREDESTINAÇÃO definida como misericórdia e bondade de Deus para que o homem se arrependa e se entregue ao Senhor Jesus Cristo, e o ame com todo o seu entendimento, com todo o seu ser e de todo o seu coração.

    João Calvino e Jacobus Arminius de maneira nenhuma devem ser utilizados como base concreta das orientações contidas na Bíblia. Eles foram estudiosos que naturalmente podem ter cometido erros como qualquer um de nós, em suas definições.

    Alguns duvidam e estranham por vezes a Bíblia, pela distância incorreta ao que foi orientado no livro de João 15:26:
    "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim."

    O perigo é imenso quando quando se crê na Bíblia com base exclusiva em Calvino ou em Arminius.

    Qual dos dois está certo? Pergunte ao Espírito Santo de Deus. É a única e a especial maneira de se obter a resposta.

    Existe sim o LIVRE ARBÍTRIO! Existe o LIVRE ARBÍTRIO para que a PREDESTINAÇÃO, obtenha o resultado na liberdade, na escolha e na dedicação consciente em reconhecer como Salvador, o Senhor Jesus Cristo por todos os que acolherem esta PREDESTINAÇÃO e acima de tudo a GRANDE OPORTUNIDADE.

    Encontramos no livro de Mateus no capítulo 25, a especial informação do que irá ocorrer com os PREDESTINADOS, através das DEZ VIRGENS e não podemos afirmar de maneira nenhuma que CINCO foram destituídas da oportunidade por culpa de Deus. Não e não! Elas não realizaram a sua parte. E, acima de tudo, é necessário compreender com afinco que Deus é Justiça!

    Análise:
    1) Escolhidos para a salvação (vigiar e orar?) Helloooooôôô!!! Pensar professor!
    2) Escolhidos para a perdição (vigiar e orar?) Helloooooôôô!!! Pensar professor!

    Existe uma diferença de resultados aos que vigiaram e este resultado não é presente ou culpa de Deus! É apenas o LIVRE ARBÍTRIO dado por Deus aos homens. É dom de Deus!

    Se estou errado ou certo, pergunte a Calvino ou a Arminius. Prefiro a resposta de Deus, através do seu Santo Espírito Santo!

    Maranata! Vigiar e Orar! Cuidado... Muito Cuidado!

    O menor de todos os menores. Graças ao Bom Deus!

    Observação:
    Imagine que loucura viver uma vida dedicada a Deus e descobrir no final que não era escolhido. Desgraça!
    Imagine outra loucura, viver uma vida desvairada e descobrir que já estava salvo. Melhor do que prêmio da loteria.

    Bem... deixa isso prá lá!"

    Aí está uma das matérias!

    Um grande abraço e o Senhor seja contigo!

    O menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Pastor Newton

      Obrigado pelo seu comentário.

      O vídeo sugerido no YOUTUBE.COM sobre o tema em questão, encontra-se indisponível; no entanto, deixo bem claro o meu posicionamento em favor do Livre Arbítrio, posto que, não sou arminiano e muito menos calvinista, apenas me esforço para ser bíblico, principalmente neotestamentário, no sentido de seguir os ensinamentos de Cristo e de seus apóstolos sob a Luz do Espírito Santo, com o propósito de perseverar na fé; e por fim, receber a coroa da vida.

      Paz Seja Contigo,
      J.C.de Araújo Jorge

      Excluir
  2. Thanks so much for visiting and commenting on Saved by Grace!
    Your blog is a blessing and I am now following it, and I invite you to follow mine, Saved by Grace:
    http://savedbygracebiblestudy.blogspot.com/
    Love in Him,
    Laurie Collett

    ResponderExcluir
  3. Entendo a predestinação como uma pessoa que compra uma passagem de ônibus para passar um feriado prolongado no litoral, por exemplo.
    Ao comprar a passagem (aceitar a Jesus como Salvador) ele está predestinado a ir para o litoral.
    Mas até a data do feriado prolongado, a pessoa pode perder a passagem, esquecer a data, não se preparar a tempo e perder o ônibus ou até mesmo não querer ir mais para o litoral.
    Por isso, se decidírmos ir para o litoral (livre arbítrio), temos de estar sempre atentos e preparados para não perder o dia e a hora que o ônibus vai partir.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  4. O homem sempre cai no mesmo erro: Achar que nosse padrão de justiça é igual ao de Deus. Analisar uma passagem Bíblica a partir da nossa perspectiva é muito complicado. A Predestinação é isso mesmo que está na Bíblia. o Amado J.C por exemplo é um predestinado por Deus. Não existe a idéia de Predestinação em relação ao destino do Navio e outras fábulas humanas. A salvação é um Dom de Deus, é Misericordia. Nenhum de nós ''ganha almas para Cristo'' apenas temos o privilégio de encontrar alguém que já estava predestinado a ser de Cristo. Como esse tipo de verdade biblica é um tapa no nosso ego (por que achamos que tem algo de bom em nós) muitas pessoas a rejeitam ou tentam distorcer o que as palavras predestinação, presciencia e outras que falam claramente de uma escolha de antemão. Para finalizar lembre-se que o Apóstolo disse que tinha sido escolhido desde o VENTRE de sua mãe. Não vejo como não entender a predestinação em sua forma literal. Não como Calvino, que queria 'eleger'' quem eram os eleitos. Mas por saber que nós só recebemos a salvação por que Deus nos escolheu se não fosse isso estariamos perdidos! Sobre o livre arbitrio ele só acontece quando não há influencia externa e nem interna na tomada de nossas decisões. Eu particularmente não tenho o Livre arbitrio não escolhi se queria nascer, nem minha cor, nem meu sexo e nem escolhi se queria pecar alguma vez ou não. Nem a Cristo eu escolhi mas Ele me escolheu. E por gratidão ao seu infinito Amor eu o adoro! E procuro seguir seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu Amado...

    Deus é soberano, mas criou o ser humano com capacidade de decidir. Esse livre arbítrio fez Adão pecar, e perdemos a comunhão espiritual. Jesus veio restaurar essa relação com Deus por meio do novo nascimento, vida de Deus em nosso espírito.
    Mas, mesmo que a pessoa nasça de novo em Cristo, em seu homem interior permanece o livre arbítrio, as nossas decisões são respeitadas.
    Deus nos deu a Palavra como nosso guia, nossa luz. Somos cooperadores de Deus por meio desse livre arbítrio.
    Deus propôs a benção e a maldição diante da humanidade. Deus se move por princípios, e esses desobedecidos, geram consequências, resultados.
    Então, parece que Deus designou o homem para viver em comunhão com ele, para colher coisa boas, mas se escolhermos não se submeter a essa vontade, então, somos julgados por mossas consequências, colhemos coisas ruins.
    Creio que seria basicamente isso, a predestinação e o livre arbítrio.
    Se pecarmos, e não nos arrependermos, somos predestinados a perecer. Se agradarmos a Deus, somos predestinados a viver eternamente, aprendendo com o Altíssimo.

    SÓ SEI QUE O DIABO ESTÁ PREDESTINADO POR DEUS A PERECER NO INFERNO.

    Deus abençoe a todos em Nome de Jesus.

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  6. E a gente sofre exatamente por causa das escolhas mal feitas.
    Ótima reflexão =)

    ResponderExcluir
  7. Caro discípulo de Cristo,

    Paz amado!

    Excelente posicionamento sobre a questão lívre-arbítrio.

    A posição sobre o lívre-arbítrio é clara e simples de entender quando, de fato, se identifica a justiça e o amor de Deus, bem como, a beleza de sua msericórdia e bondade em nos conceder o direito de sermos, ou não, seus filhos.

    O próposito de Deus, sempre será o amor, até mesmo, demonstrado no momento mais crucial que antecedeu a crucificação: A decisão do Senhor Jesus Cristo em quando pode dizer, Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.(Mateus 26:39).

    O Senhor seja contigo,

    O menor.

    ResponderExcluir
  8. Oque muitos não entendem é que a predestinação opera sua eficácia até um certo momento...Exemplo claro é oque o Apóstolo Paulo disse aos Efésios 1;4,5,6:

    "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado."

    A predestinação existe e é real, pois antes da fundação do mundo, Deus já elegeu os seus filhos em Cristo Jesus.
    O crer em Cristo não provêm dos homens, é dom de Deus, assim como a Fé não provêm dos homens...Só crê em Cristo os predestinados. Quem não é predestinado, não crê.

    Mais isso não significa, que os que creem e são batizados, já são salvos! Por isso a predestinação opera sua eficácia até um certo momento na salvação. Que é, operar em nós a adoção de filhos por Jesus Cristo; E depois que chegamos ao conhecimento da verdade, e da justiça de Deus, então nos é dado o livre-arbítrio, ou liberdade em Cristo para escolhermos se queremos permanecer em seu amor, ou se queremos voltar ao pecado e a morte!

    Deus elegeu os predestinados a terem a liberdade de escolha!
    Quem não é predestinado, nunca terá liberdade de escolher!
    Pois a liberdade está com Cristo! E só os que estão em Cristo tem a liberdade e o livre-arbítrio!

    Autor: Gerson Witezak

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.
    Acho que Deus é amor,não pude ninguém,pelo menos por enquanto.
    Acho que ele deixou o livro árbitro, a cada ação existe uma reação.
    Por isso devemos plantar só amor,mesmo assim,seguindo a Deus plenamente ,sempre existirá erros,perfeito só o criador, mas acho que a doença e as coisas ruins ,não tem a aprovação de Deus,Jamais Deus iria querer que o filho seu sofresse, são as fatalidades da vida que só um dia saberemos o porque,porque tem muitos inocentes ,crianças morrendo se nem te noção do que é pecado? punição de Deus,jamais.
    Na minha opiniao o livro abrito existe para que possamos ser humanos,não robo,temos que seguir o nosso caminho.
    Logico que o caminho é JESUS.
    Um ótimo final de semana.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

As refutações serão devidamente respondidas!
Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Conteúdos Ofensivos;
- Comentários Anônimos;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...