CREIO QUE SOMENTE A PRIMEIRA AFIRMATIVA ESTÁ CORRETA.
PROGRESSIVIDADE DA REVELAÇÃO DE UM NOME:
No início o Senhor se identifica como Deus Criador dos céus, da terra e de tudo que a compõe. Inclusive vegetais, animais, e o homem, a coroa de Sua criação.
No capítulo 3 do livro de Êxodo, o Senhor se revela a Moisés através de uma chama de fogo, no meio duma sarça que não se consumia.
No versículo 6 deste mesmo capítulo, o Senhor Deus se apresentou a Moisés e disse:
"Eu Sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés porém, escondeu o rosto, porque temia olhar para Deus."
No versículo 7 disse ainda o Senhor a Moisés:
"Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores (opressores). Conheço-lhe o sofrimento; "
No versículo 10, Moisés é expressamente convocado por Deus para fazer a libertação dos descendentes das doze tribos de Israel, as quais encontravam-se escravizadas no Egito.
Todavia, Moisés conhecendo a cultura religiosa (politeísta) dos Egípcios, e que após 430 anos de escravidão naquela nação idólatra, o seu povo de alguma forma teria recebido influência de nome de deuses pagãos, e que certamente, questionaria Moisés quanto ao Nome do Deus que lhe aparecera. Já que o Deus de seus pais, à muito não era cultuado, mas somente existia uma vaga lembrança, devido ao suposto abandono em que se encontravam.
No versículo 13 de Êxodo 3, disse Moisés a Deus:
"Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome ? Que lhes direi ?"
"Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros."
Creio que Deus ao falar a Moisés: EU SOU O QUE SOU, não estava afirmando ter este nome e sim que não precisava ter nome. Pois, Ele mesmo é a origem de tudo e de todos. Sendo assim, não teria quem pudesse nomeá-lo.
Logo em seguida, o Senhor Deus reafirma a expressão: "EU SOU", agora sem o complemento: "O QUE SOU". Pois, já tinha sido explicado a Moisés que Ele não precisava justificar-se com nome algum, porque em Si mesmo está contido a origem, o fim e também a eternidade.
Portanto, Ele "É" o que "É", ou seja, o autor de todos os nomes que se nomeia no céu, na terra e debaixo da terra. Seja por citação: nomeando sua criação, ou por delegação: dando permissão para nomear. Assim como fez com Adão: delegando autoridade para dar nomes a todos animais viventes no Jardim do Éden. Como também, aos descendentes de Adão (raça humana) é delegada autoridade para nomear seus filhos, objetos e toda forma de engenhosidade humana.
"Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração."
Já no versículo 15 , a progressividade do nome de Deus torna-se mais definida, assim como: o nome que Deus permite ser lembrado de geração em geração, é: "O SENHOR"
OBSERVAÇÃO: O nome "ADONAI", que significa "O SENHOR", é o nome que mais se aproxima daquilo que Deus representa, ou seja: Uma tentativa de relacionamento de um Deus Absoluto com os seus servos.
ATENÇÃO: Na expressão "EU SOU", o verbo ser está na 1ª pessoa, o que significa auto suficiência em Si mesmo, pelo Ser Divino que Ele representa: Deus onisciente, onipresente e onipotente.
ADVERTÊNCIA: Mas, que serviu para que determinada seita se apossasse da expressão "EU SOU ( YAVEH )", que ao ser aportuguesada para nossa língua, passou a ser pronunciado como "JEOVÁ". E não somente isto, mas que esta mesma seita, intitula-se como as únicas testemunhas de Deus na terra. Pois, julgando deter o nome de Deus, desprezam o Espírito Santo e também o próprio Cristo. Autor e Consumador de nossa fé. E infelizmente, não da deles: "Os tristemunhas de Jeová".
CONSOLAÇÃO: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;" Isaías 9. 6
YAVEH ( EU SOU): Não consegue expressar o nome de Deus, conforme explicação anterior.
ADONAI ( O SENHOR ): É o que mais se aproxima daquilo que o Senhor Deus representa.
YESHUA HAMASHIA ( JESUS O MESSIAS): Nosso Senhor e Salvador.
CONCLUSÃO: E se alguém precisar clamar por um nome, CLAME PELO NOME DE JESUS.
"Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." Filipenses 2. 9-11
Paz Seja Contigo!
O Estudo que fez sobre a revelação do Nome de Deus está detalhadamente explicado.
ResponderExcluirGosto muito da sua visão bíblica, e como expõe as suas mensagens, desta vez teve até Consolação...
Parabéns.
Continue nessa Unção.
Porque o seu Ministério é frutífero e vai longe...!
Que o Senhor(Adonai), te abençoe.
Caro,irmão da fé, nós que estamos em cristo no mover do Espírito Santos, sabemos disso.Não vou entra em detalhe. Nós devemos mostra para as almas doente que Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo não é brincadeira. A pessoa tem pela a palavra busca conhecimento para a cada dia Jesus venha colocar luz nas mentes dos novos convertido no Senhor.Eu conheço bem o caí e o levantar como todos nós na fé. Que Deus abençõei sua vida e família. Amém.
ResponderExcluir