João Batista, o último profeta do velho testamento, anunciava a Vinda do Messias prometido e exortava a que todos endireitassem suas veredas e recebessem o batismo de arrependimento em preparação a vinda do cordeiro de Deus.
Ao realizar batismos no rio Jordão, reconheceu na pessoa de Jesus o messias prometido, porém João hesitou em batizá-lo, posto que, Ele não tinha pecado para que recebesse o batismo de arrependimento. Entretanto, Jesus insistiu no seu batismo para que se cumprisse toda a justiça, pois João não tinha a revelação completa da nossa redenção em Cristo.
Nesse sentido, entendo que o batismo de Jesus foi uma antecipação do arrependimento dos nossos pecados que estariam sobre Ele; pois, Ele se fez pecado por nós, morrendo a nossa morte.
Da mesma forma que Ele, o Senhor Jesus, antecipou-se ao Dia do Juízo, levando na cruz todos os pecados da humanidade decaída em Adão, para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna.
Em minha opinião, o batismo que João realizou na pessoa de Jesus, não serve como exemplo de batismo nas Igrejas neotestamentárias; nem tampouco sugere, que nenhuma denominação faça correlação entre o batismo de arrependimento na velha aliança com o batismo na nova aliança, realizado em o Nome de Jesus.
O mais próximo que podemos chegar ao batismo de arrependimento, é:
Quando alguém ouve a pregação do Evangelho e entende que é um pecador original que precisa decidir-se pelo novo nascimento, recebendo Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e não o faz, é porque a pessoa em questão não quer negar-se a si mesmo para batizar-se na ordem de Jesus: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; nem tampouco, deseja viver em novidade de vida para receber o batismo com Espírito Santo e com fogo, para pregar a Cristo destemidamente, fazendo uso dos dons espirituais para testemunhar o poder do Evangelho de Cristo.
No caso em que a pessoa somente se arrependeu e não decidiu receber o Senhorio de Cristo em sua vida; é possível entender que ocorreu somente o batismo de arrependimento, tal qual o batismo que João realizava na preparação à vinda do Messias, como o cordeiro Santo que tira o pecado do mundo.
Paz seja com todos!
JC de Araújo Jorge
rcostaalves disse...
ResponderExcluirolá, discipulo de Cristo
passando aqui para refletir sobre tão
maravilhoso tema que é falar de nosso
senhor jesus, espero tambem sua visita
em meu humilde espaço, sem mais
abraços cordiais e fraternos de seu
irmão em cristo,
31 Agosto, 2011 00:
Armadura de Deus disse...
ResponderExcluirPassando par deixar um abraço, e dizer que a mensagem está edificante, propósito que todo blogueiro deveria de ter.
As nossas mensagens são exclusivamente para edificação do Corpo de Cristo, como você mesmo diz: onde ELE é o legítimo Cabeça.
Paz!
03 Setembro, 2011 12:36
ROSA DE SAROM disse...
ResponderExcluirMeu irmão.
Todas as vezes que visito o seu blog aprendo mais um pouquinho, por isso não posso ficar muito tempo sem participar das suas publicações.
Suas mensagens me abençoam muito, e eu glorifico a Deus pela sua vida, família e ministério.
Fique na Paz!
04 Setembro, 2011 16:49
Armadura de Deus disse...
ResponderExcluirIrmão e Amigo:
Tomei a liberdade de postar no meu blog, "A Tentação de Jesus" uma das mensagens que na minha opinião merece nota 1000, pela unção, intimidade, profundidade e principalmente pela tão grande revelação trazida.
O que mais me impressionou foi saber que este capítulo, foi desbravado com muita autoridade. Autoridade esta, que só é dada para aqueles que conhecem o Senhor intimamente, e pelo seu testemunho no post anterior vejo que é verdadeira a minha afirmativa.
Que o Espírito Santo continue te usando para a glória de Deus.
06 Setembro, 2011 22:15