segunda-feira, 9 de maio de 2011

SOBERANIA DIVINA : Parte II

Deus pode se arrepender ou Sua soberania O impede?

COMPREENDENDO  O ARREPENDIMENTO DE DEUS

Os que dizem que Deus não pode arrepender-se, baseiam-se no atributo da onisciência; pois, afirmam eles  erroniamente  que o Senhor estaria submetido a tal atributo, ou seja, por Ele saber de fatos futuros, não poderia expressar arrependimento; pois, se  assim O fizesse,  estaria  teatralmente representando: sentimentos de arrependimento de coisas ou fatos  que já tinha conhecimento antecipado pela própria onisciência.

Desfazendo este equívoco sobre os atributos de Deus, afirmo que Deus não é escravo da Sua Onisciência e de nenhum de Seus atributos.
Usando um pouco do artifício da conjectura, podemos afirmar que até nós seres humanos, temos o livre arbítrio de, por exemplo:
Ao assistir um filme, abrir mão de ver o final do mesmo. Portanto, o Senhor Deus também tem livre arbítrio, o que lhe permitiria querer saber ou não de um determinado fato futuro, ou vê-lo parcialmente (pouca profundidade), conforme a Sua soberana vontade. Pois o Deus Todo-Poderoso é soberano e Seus atributos (Onisciência, Onipresença e Onipotência), não são maiores do que Ele.









DEUS É FIEL À SUA PALAVRA

Ampliando-se um pouco mais ao entendimento do Livro de Números 23, versículo 19, que diz:
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem para que se arrependa.
Porventura tendo ele prometido, não o fará ?
Ou tendo falado, não o cumprirá ?"

Aqueles que afirmam que Deus não pode mentir, está correto, pois o pai da mentira é o diabo.
Porém, o que está registrado em Números 23.19, é o que Ele profetizou na Sua Palavra e não poderá voltar atrás, porque Deus não é mentiroso e jamais deixará de cumprir Suas promessas.
Com relação ao arrependimento de ter criado o homem,  já está registrado nas Escrituras, a qual não poderá ser revogada, por ser Deus verdadeiro naquilo que decreta.

Pois uma coisa é a Sua vontade para com o homem, outra coisa é o resultado desta vontade; porque deve-se levar em conta o  livre arbítrio do ser humano,  o qual é respeitado por esse Deus zeloso, que trabalha até agora para o bem da humanidade.


Paz Seja Contigo!

Um comentário:

  1. Meu Querido!

    Parabéns pela excelente mensagem.
    Amo estar aqui no seu espaço.
    Sempre que o visito saio daqui edificada!

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir

As refutações serão devidamente respondidas!
Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Conteúdos Ofensivos;
- Comentários Anônimos;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...